Ferramentas para marketing digital

Empreendimento e Sucesso

Empreendedor Walter

whatsapp

O WhatsApp é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação, que pode ser usada para aumentar as suas vendas e automatizar o atendimento para um bom relacionamento com seu cliente.

Para que você aproveite todo o potencial desse aplicativo, preparamos este post com 12 dicas de como usar o WhatsApp e ter sucesso.

Acompanhe!

1.Use o WhatsApp Business

imagem25-02-2022-03-02-01

A primeira dica para vender mais é usar o WhatsApp Business, que é um conta comercial lançado para a atividade de atendimento ao consumidor, ou seja, para fins corporativos.

O aplicativo possui diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas, como a possibilidade de verificar as métricas e fornecer dados importantes, como a quantidade de mensagens que foram enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário.

Outros recursos exclusivos desta versão incluem:

  • Respostas rápidas: para que possa criar atalhos com mensagens completas;
  • Perfil comercial: permitindo que clientes identifiquem sua marca, website e outros dados através do app;
  • Mensagens automáticas: para que possa criar mensagens de boas vindas ou informando que está ausente e indisponível para atender;
  • Etiquetas: para que possa marcar contatos e encontrá-los com facilidade.

2.Use listas de transmissão ao invés de grupos

imagem25-02-2022-03-02-03

Nunca crie um grupo para todos os clientes, ou seja, não é uma boa estratégia. Podemos até dizer que é um erro!

Por exemplo, grupos de clientes abrem a oportunidade para que consumidores façam de suas reclamações algo público a outros clientes de seu negócio – ao invés de tratá-los individualmente, de forma particular, o que não deixa a imagem da sua marca muito boa no mercado.

A dica aqui é usar listas de transmissão. Assim, você pode selecionar todos os contatos que deseja colocar nela e enviar uma mensagem simultaneamente para quantos contatos quiser, mas eles a receberão em sua conversa particular.

3.Use os Status do WhatsApp com frequência

imagem25-02-2022-03-02-05

O WhatsApp agora também conta com o recurso status, que é semelhante aos stories das redes sociais, para publicações instantâneas com duração limitada.

Você pode aproveitar o espaço para publicar ofertas e promoções, sendo uma ótima forma de compartilhar anúncios sem ser invasivo, como em mensagens diretas, por exemplo.

4.Comece a utilizar a função catálogo

imagem25-02-2022-03-02-07

A função catálogo é uma novidade no WhatsApp Business, que permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor, o que torna o processo de venda mais rápido, fácil e dinâmico para os clientes.

Para isso, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.

5.Crie um cronograma de mensagens

imagem25-02-2022-03-02-09

Como em qualquer negócio, ao vender pelo WhatsApp, você terá potenciais clientes nos mais variados estágios do funil de vendas, uns estão conhecendo sua marca agora e outros já estão prontos para uma abordagem específica para a compra.

Portanto, tenha um cronograma de mensagens para prever quando e como abordar o cliente conforme ele ingressa e avança pelo seu funil. Isso aumenta as suas chances de vendas!

6.Peça a autorização dos seus clientes

imagem25-02-2022-03-02-11

Antes de enviar promoções e divulgar o seu negócio no WhatsApp, peça autorização dos usuários. Caso contrário, as pessoas que não aceitaram previamente receber esse tipo de mensagem podem fazer denúncias e até compartilhar nas redes sociais, o que mancharia a reputação da sua marca.

7.Dedique tempo para o atendimento

imagem25-02-2022-03-02-13

Nada pior que querer adquirir um produto ou serviço e sentir que não está tendo a devida atenção, não é mesmo? A maioria das pessoas desiste da compra no mesmo instante e vai comprar da concorrência!

Sendo assim, separe alguém da equipe para ficar responsável pela ferramenta, garantindo um atendimento exclusivo e respondendo os clientes o mais rápido possível.

8.Utilize o WhatsApp Web

imagem25-02-2022-03-02-15

Por melhor que seja a sua habilidade de digitar no celular, não há por que dispensar uma facilidade como o WhatsApp Web.

É um serviço que possibilita abrir e gerenciar o aplicativo por uma janela em seu navegador na internet, pelo computador. Ou seja, é muito mais simples e prático para conversar com os clientes, enviar e receber arquivos, sem precisar ficar com o smartphone na mão.

9.Ofereça conteúdo

imagem25-02-2022-03-02-16

Você não deve usar o WhatsApp apenas para divulgar os produtos e serviços da sua empresa. É necessário também investir em conteúdo relevante e de qualidade para atrair e engajar a sua audiência.

Utilizar o marketing de conteúdo é uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

Essa estratégia é feita através de uma aproximação natural com seu cliente, para que ele se sinta seguro e confiante na aquisição dos seus produtos ou serviços.

Se você tem uma loja de maquiagem, por exemplo, pode apresentar aos seus contatos dicas e tendências de maquiagem, como conservar seus produtos por mais tempo, entre outras questões.

O material poderá ser enviado em diversas mídias: foto, vídeo, infográfico e até áudios.

10.Faça pesquisas de satisfação

imagem25-02-2022-03-02-18

É de extrema importância realizar pesquisas de satisfação durante um atendimento no WhatsApp, você pode até usar o Google Forms para enviar as pesquisas através de listas de transmissão.

Assim, é possível entender seu desempenho, medir índices de satisfação e identificar pontos fortes e fracos para que possa continuamente melhorar seus serviços e garantir um melhor atendimento.

11.Organize seus contatos

imagem25-02-2022-03-02-20

Você precisa ter um método de organização dos seus contatos para não ficar um tempão procurando dentro de uma lista extensa de clientes.

Portanto, utilize o recurso de etiqueta da versão comercial para organizar seus clientes de acordo com sua jornada de compra. Isso ajuda a agrupar, por exemplo, aqueles para os quais você vende mais seguidamente.

12.Divulgue o seu contato

imagem25-02-2022-03-02-22

Não basta vender para a sua lista de contatos no WhatsApp, é necessário criar uma estratégia para alcançar novos clientes para sua rede.

Para isso, use as mídias sociais, como Instagram e Facebook, para apresentar e divulgar seus produtos e serviços. Além disso, são nesses espaços que você pode criar um relacionamento de confiança com os usuários através de publicações, novidades e interações com a audiência.

Como vender pelo whatsapp e fazer uma maquina de vendas
Não perca as novidades
AVALIE
5/5
Ferramentas para marketing digital
Empreendimento e Sucesso
Negócio On line – Aprenda a Criar seu Negócio On line como Emprededor Digial
Redes Sociais
plugins premium WordPress
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Pinterest
Pinterest
fb-share-icon
Precisa de Ajuda?