Você sabe o que é mentoria ?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Walter
em 22 de julho de 2021

mentoring 2738524 960 720 720x400 1

Coaching e mentor não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro tem como objetivo aprimorar o seu raciocínio para que a sua produtividade seja melhor, o mentor tem como foco ajudar você a conquistar mais rapidamente o seu objetivo

A relação entre o mentor e o mentorado tende a ser mais informal, porque se tratam de conversas estratégicas para alcançar um plano maior na carreira. Em outras palavras: o mentorado receberá conselhos de um mentor experiente para chegar a um patamar mais elevado na carreira e até na própria vida.

Por que a mentoria é importante?

Dicas com Alex Vargas

mentoring 2738524 960 720

Ora, imagine que você queira se tornar um grande empresário no ramo da economia. Esse objetivo está muito claro na sua mente, correto? E você sabe que você precisa de um mentor para que seu negócio prospere e tem melhor desenvolvimento no mercado.

Então, a mentoria pode, em uma de suas abordagens, fornecer a você um mentor sênior, que trilhou o mesmo percurso que você, na mesma área, no mesmo setor, e ainda atingiu o cargo e a estabilidade que você tanto quer dentro do seu negócio.

Resultado: você tem como um forte aliado (e mentor) alguém experiente que irá lhe dizer como atingiu tal momento de virada na carreira, contando e compartilhando com você experiências pessoais sobre os erros e acertos que cometeu para construir a carreira que você tanto quer seguir.

A partir do momento em que as conversas, ou seja, a mentoria é realizada, você consegue acumular mais conhecimento e trazer mais para si a responsabilidade por agir e saber qual o caminho mais correto (e mais seguro) para alavancar sua carreira.

imagem sobre o que é mentoria

Dessa forma, você também consegue perceber quais estratégias dão mais certo que as outras dentro da empresa, a fim de que todos consigam melhores posições no futuro, aumentando consequentemente a lucratividade e a produtividade.

O que esperar de uma mentoria para sua carreira

Durante a mentoria, você pode esperar ouvir muito o mentor, porque é disso que realmente se trata: você ouvir e entender as dicas, os conselhos e promover maior conhecimento para estimular sua vida profissional.

O mentor lhe ajuda a alcançar objetivos de forma que você é estimulado e provocado para tal. Sabe quando você observava seu pai cortar a barba quando era pequeno? Ou quando você via sua mãe colocando salto alto? E você simplesmente copiava ou apenas observava, para depois fazer igual? A mentoria é isso, de modo geral.

A única diferença é que você estará mais preparado e mais maduro para aceitar as ideias do outro e ser sensível o suficiente a ponto de de não cometer os mesmos erros que o mentor cometeu durante sua experiência.

Resumindo: o que você precisa é absorver todas as informações úteis e colocá-las em prática na sua empresa, analisando o que você pode fazer para melhorar o seu negócio. A relação entre o mentor e o mentorado se dá de forma muito imparcial, porque são trocas profissionais, objetivando o mesmo alvo: a liderança e o crescimento na sua carreira.

Por onde começa a mentoria?

Primeiramente, se você tiver interesse, pode pesquisar e encontrará muitos mentores capacitados a lhe dar dicas a respeito de como alavancar a sua carreira e ajudar a alcançar objetivos.

Segundo, após esse contato inicial, é bem provável que se marque uma reunião para que vocês se conheçam e estabeleçam parâmetros e objetivos, como por exemplo: “onde quero chegar”, “como fazer isso”, “até onde posso ir”.

Em muitos casos, os mentores são executivos de alto nível que possuem muita experiência no mercado e que estão dispostos a compartilhar informações e fatos que podem enriquecer a carreira do mentorado, a fim de garantir a sua ascensão, de alguma forma, no meio em que trabalha.

Dessa forma, a probabilidade de você alcançar os seus objetivos é ainda maior, porque você terá um conselheiro para lhe explicar os riscos, as vantagens e desvantagens do meio, justamente para que você não escorregue ou faça um retrocesso durante a mentoria.

Algumas outras pautas podem aparecer no processo de mentoria, além das experiências do mentor, como por exemplo:

  • Plano de carreira;
  • Desenvolvimento e planejamento dentro da empresa;
  • Como aprimorar as relações dentro da organização;
  • Dicas organizacionais para a empresa evoluir e crescer dentro do mercado competitivo e acirrado;
  • Qual será o futuro da organização diante de uma crise – como a de que estamos vuvendo em 2020 .

Desenvolvimento constante através da mentoria

É claro que uma das funções da mentoria é fornecer desenvolvimento constante aos mentorados, porque não se trata especificamente de conhecimento técnico, de aplicar teorias, e sim da vivência e experiência do mentor para com a situação e carreira.

O que você precisa compreender é que a mentoria irá lhe ajudar a alcançar objetivos de forma mais contundente e específica, porque você acaba, literalmente, aprendendo como viver nesse ramo que você escolheu para a sua carreira.

Consequentemente, acontece a evolução, isto é, o retorno após a mentoria ocorre dentro de alguns meses, porque o mentorado acaba absorvendo o que lhe é útil.

Entretanto, é necessário frisar que todo o processo precisa ser acompanhado para que o investimento feito na mentoria não tenha sido uma perda de tempo! O interessante é que o próprio mentor se sente mais motivado, uma vez que tem mais uma chance de ensinar a outros empresários como seguir um plano de carreira!

Como você pode ter percebido, a mentoria é essencial para que você cresça dentro da sua área, então é válido investir sim! Aprenda a ser melhor do que você já é!

Confira quatro exemplos de mentoring em diferentes aspectos profissionais:

Mentoria de gestão de negócios. …

Mentoria de marketing. …

Mentorina de finanças.

Mentorina de vendas.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!