Ferramentas para marketing digital

Empreendimento e Sucesso

Empreendedor Walter

 

O que é Tráfego Orgânico?

O tráfego orgânico é todo aquele movimento de usuários que é gerado de forma espontânea. Ou seja, as pessoas acessam o site por iniciativa própria, depois de fazer uma breve avaliação sobre qual link clicar.

Isso porque, quando alguém pesquisa um termo no Google, por exemplo, milhões de resultados aparecerão nas páginas de busca (SERPs). O link que melhor atender à intenção de busca dessa pessoa, ganhará o clique.

Ainda utilizando as páginas de busca do Google como exemplo, os links patrocinados são facilmente identificados, pois acompanham a palavra “anúncio” ao lado do título do link e geralmente aparecem posicionados no topo ou no fim da página. Os links de busca orgânica preenchem os espaços restantes.

Agora, o que motiva as pessoas a escolherem clicar em um determinado link? Para começar a entender isso, pense em suas próprias experiências e critérios na hora de fazer essa escolha.

Pode ser porque o título e a descrição demonstram estar mais próximos da sua intenção de busca, ou talvez porque parecem ser de um site confiável ou que você já conhece.

Os motivos para essa escolha podem variar de pessoa para pessoa, mas existem alguns padrões que são observados e que podem ser trabalhados através das técnicas de SEO.

Técnicas de SEO e Tráfego Orgânico

SEO vem da sigla em inglês de Search Engine Optimization, também chamada em português de otimização para motores de busca.

Trata-se de um conjunto de técnicas que trabalham tanto com elementos internos do site (on-page) quanto com elementos externos (off-page), com o objetivo de colocá-lo nas primeiras posições dos motores de busca e, assim, gerar tráfego orgânico.

Então, SEO nada mais é do que a otimização de sites voltada para garantir que eles sejam encontrados pelos usuários nos buscadores.

Essa otimização inclui melhorias gerais na performance do site, como carregamento mais veloz da página, responsividade em diferentes dispositivos, imagens otimizadas e conteúdos de qualidade e com boa utilização de palavras-chave.

Além disso, fazer links para páginas de conteúdos relacionados dentro do próprio site e receber menções de terceiros, fazem parte das técnicas de SEO que ajudam a dar autoridade para o site.

Todas essas ações, desde que bem realizadas, é que garantem que sites consigam ranquear nas primeiras posições nos buscadores, o que consequentemente gera maior tráfego orgânico.

Qual tipo de conteúdo investir para gerar Tráfego Orgânico?

Como você viu, não há como não falar de tráfego orgânico sem falar de SEO, pois sem aplicar essas técnicas, dificilmente conseguirá atrair visitas espontâneas ao seu site.

Outro ponto que não dá para evitar é o conteúdo. Afinal, é por meio dele que você irá informar, educar e engajar o seu público-alvo e a sua persona.

marketing de conteúdo, que faz parte das técnicas de Inbound Marketing, trabalha com a premissa de que, mais que gerar vendas, é preciso gerar fãs das marcas. Ou seja, pessoas que são atraídas naturalmente e que passam a acompanhar determinada marca.

Isso só é possível quando conteúdo relevante e de qualidade está sendo proporcionado a essas pessoas. Alguns formatos de conteúdo são:

  • Artigos em blogs próprios e em plataformas de jornalismo social;
  • Vídeos e lives (webinars, workshops, etc.);
  • Landing pages para materiais informativos e e-books;
  • Infográficos;
  • Podcasts e artigos em áudio.

Dependendo do tipo de negócio, alguns formatos farão mais sentido do que outros. Se não puder investir em todos, escolha os que são possíveis atualmente.

Uma dica é olhar para empresas concorrentes ou similares à sua e ver quais formatos de conteúdo estão dando certo para elas. A ideia não é copiar, mas sim se inspirar e trazer algo ainda melhor.

Você pode conferir nosso artigo de 8 Exemplos de Marketing de Conteúdo para Você se Inspirar e ver algumas boas ideias de como as empresas estão trabalhando com o marketing de conteúdo.

Mas independentemente de qual conteúdo você deseja trabalhar, tenha em mente que, quando falamos de qualidade e relevância, estamos querendo dizer um conteúdo centrado nas pessoas usuárias.

Em outras palavras, de nada adianta criar um conteúdo maravilhoso sobre algo que ninguém está interessado em saber.

Para evitar isso, procure entender seu público-alvo e o que ele busca saber quando pesquisa produtos ou serviços relacionados ao que a sua empresa oferece. Algumas ferramentas gratuitas do Google, como o Google Trends, podem te ajudar nessa missão.

Vale lembrar que essa relação com os usuários, como qualquer outra, é construída aos poucos. Por isso, mantenha em mente que as ações para gerar tráfego orgânico levam mais tempo para dar frutos.

Também é importante unir as estratégias de Marketing de Conteúdo com as técnicas de SEO, para garantir conteúdos otimizados para os motores de busca e, assim, facilitar que eles sejam encontrados pelas pessoas usuárias.

Tráfego orgânico x tráfego pago: qual é a melhor opção?
Não perca as novidades
AVALIE
5/5
Ferramentas para marketing digital
Empreendimento e Sucesso
Negócio On line – Aprenda a Criar seu Negócio On line como Emprededor Digial
Redes Sociais
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Pinterest
Pinterest
fb-share-icon
Precisa de Ajuda?