Ferramentas para marketing digital

Empreendimento e Sucesso

Empreendedor Walter

 

Como criar um site

  1. Defina o objetivo
  2. Escolha o nome do site
  3. Defina o serviço de hospedagem
  4. Procure uma plataforma e crie seu site

É fácil e rápido. Criar um site não precisa ser complicado. Neste tutorial, vamos mostrar quais as ferramentas certas, como elaborar um plano e vamos ajudar a avaliar todas as opções disponíveis para criar o seu site.

Vamos mostrar como criar um site usando os seguintes métodos:

  • Plataformas CMS (WordPress, Joomla ou Drupal)
  • Um criador de sites com templates prontos

Cada opção é única e tem diversas vantagens e desvantagens. E é por isso que vamos tentar destacar quais os aspectos mais importantes para te ajudar na hora de tomar decisões.

Conteúdo

1. Defina o Objetivo do seu Site

Pergunte-se a si mesmo, sobre o que será o meu site? O que eu quero abordar e mostrar com ele?

Existem diversas ideias de site por aí. E com o plano certo, todas as ideias podem inclusive se tornar um negócio para ganhar dinheiro https://empreendimentoesucesso.com/

Comece definindo claramente qual o propósito do seu site e o que você espera deste seu projeto. Alguns dos tipos de sites são:

  • Loja virtual ou ecommerce, como também são chamados, onde você vender produtos físicos e digitais por todo o mundo, algo impossível se você apenas tivesse uma loja física.
  • Blog como esse que você visita agora. Existe blog de empresa que tratam os serviços e produtos da empresa ou de assuntos alternativos (blog de viagem, maquiagem, receitas ou livros).
  • Site Educacional é uma ótima ideia se você tem talento em algo específico. Por que não criar seu proprio curso on line ? Pode ensinar técnicas de algum esporte, hobby ou atividade específica, e estabelecer sua autoridade no assunto como um expert e atrair pessoas que tem o mesmo interesse.
  • Sites de Notícias. As pessoas buscam por informações em diferentes fontes. E se você consegue entregar um conteúdo de qualidade e credibilidade, um site desses será a escolha certa para você.
  • Comunidades Online. Pela quantidade de comunidades online, fica claro que o importante é começar. Construir um grande público leva muito tempo, quanto mais cedo você começar, melhor.
  • Portfólios. Mostre suas habilidades na internet, mantenha-se presente sempre que alguém pesquisar sobre você e garanta sua visibilidade. Quem não é visto não é lembrado, certo? Prepare-se para novos clientes, entrevistas de emprego e para a concretização de negócios.

Depois que tiver definido qual o propósito, os próximos passos serão bem mais simples!

2. Escolha um Nome de Domínio

Para escolher um nome para o seu site, basicamente você vai precisar:

  1. Fazer um brainstorm de ideias;
  2. Escolher um site para pesquisar domínios,
  3. Registrar e comprar seu domínio!

Temos 4 dicas que podem te ajudar nessa fase, vale a pena conferir:

  1. Dê preferência para os nomes .com.br: Por ser a TLD mais popular no Brasil, com .COM.BR vai ser mais fácil os seus visitantes lembrarem do seu site.
  2. Avalie nomes parecidos com o seu. Ao escolher um nome, avalie quais erros as pessoas cometeriam ao pesquisar pelo seu domínio e quais outras alternativas similares existem, para garantir que todo o tráfego seja mesmo para você e não para outro site.
  3. Escolha um nome curto. Quanto mais curto e marcante o nome do seu site for, melhor para o seu negócio. Nomes muito longos são difícies de memorizar.
  4. Evite hífens e números. Só os use em caso de extrema necessidade, pois eles aumentam as chances de pesquisarem o seu site de forma errada e não te encontrarem.

Para um passo a passo mais detalhado sobre isso, acesse o tutorial Como Criar e Registrar um Domínio.

3. Escolha o Serviço de Hospedagem

Há diversos tipos de hospedagem de sites, mas tudo depende do tamanho do seu site e de quanto você quer investir agora.

Hospedagem Compartilhada

A ideia da hospedagem compartilhada é como se tivesse diversos sites dividindo o mesmo espaço. 

Essa é a opção ideal sites em fase inicial e de médio porte. É como um servidor que guarda sites de vários usuários ao mesmo tempo. Pense nele como um transporte público, como um ônibus ou uma linha de metrô.

Neste tipo de hospedagem, todos os sites usam da mesma fonte de recursos de um servidor físico. Isso permite que o serviço seja mais barato que os outros tipos, embora também tenha algumas limitações.

O Que Analisar na Hospedagem Compartilhada?

Algumas características não podem faltar para o seu site:

  • Instalador de um clique. Esse recurso facilita sua vida na hora de configurar e instalar sua loja virtual, a palataforma de site que você escolher, blog, fóruns, ou qualquer que seja o objetivo do seu site.
  • Gerenciador de acesso. Quando for trabalhar em um projeto com múltiplas pessoas, dividir uma conta pessoa pode ser um pouco arriscado. Ter o gerenciador de acesso resolve esse problema delimitando as permissões de usuário.
  • Gerenciador de arquivo e FTP. Ajudará a editar seus arquivos e diretórios em gerenciadores de arquivos ou você também pode usar um cliente FTP da sua preferência, como o Filezilla.
  • Backups semanais. Atente-se para os backups, isso vai garantir a segurança dos seus arquivos e banco de dados com backups semanais automáticos.
  • Gerenciador de cache. O cache faz com que o seu site carregue as páginas mais rapidamente. Site mais rápido, visitantes mais felizes, resultados melhores!
  • Registro de domínio grátis. Alguns provedores oferecem domínio grátis e isso te ajuda a começar economizando.
  • Painel de controle. Busque um painel personalizado que vai ajudar você a gerenciar tudo com a máxima eficiência.

A Hospedagem Compartilhada é a opção ideal para quem quer começar um projeto do zero! Aproveite a promoção de hoje (que não vai durar para sempre) e comece seu site com 90% de desconto!

como criar um site

4. Defina e Configure a Plataforma do seu Site

Agora você começa a construção do seu site. Tudo o que você escolher vai impactar nos resultados finais.

Você precisará escolher entre as plataformas para criar seu site, são elas:

  1. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo. Indicados para blogs e sites que publicam muitos conteúdos e artigos multimídia. Alguns exemplos que se destacam são o WordPress, Joomla e o Drupal.
  2. Plataforma de loja virtual. Se você quer fazer uma loja online, esse é o software que você vai usar. Alguns exemplos notáveis são o WooCommerceMagento e PrestaShop.
  3. Criador de Sites. Um jeito fácil de saber como criar um site sem precisar entender de programação. Basta arrastar e soltar elementos de página e usar muitos elementos de personalização.

Se você já sabe qual será o seu CMS, você pode optar por continuar a leitura já no CMS de sua escolha.

1. Como Criar Um Site Com WordPress

 

https://www.youtube.com/watch?v=rJ2VhQ9bJoo&t=1s

O WordPress tem a fama de ser o CMS mais popular do mundo para fazer qualquer tipo de site.

Muitas pessoas pensam que a a plataforma serve só para blogs, mas isso é um equívoco. Entre vários exemplos, você pode fazer desde uma loja virtual, um portfólio online e um site de entretenimento com o uso de plugins.

Os principais benefícios de usar o WordPress para criar seu site são:

  1. Não exige conhecimento em programação. Mas se você souber como programar e codificar, pode ser muito útil.
  2. É barato. Com diversos plugins e temas gratuitos, o WordPress se torna bem acessível em termos de custos. Você consegue um design bem atrativo e recursos complexos sem gastar nada com isso.
  3. Muitos tutoriais e comunidade de ajuda. Se tiver alguma dúvida ou não souber como fazer algo, você encontra a resposta rápida em minutos. O WordPress tem uma comunidade ativa muito grande, o que facilita encontrar respostas rapidamente.

Instalar o WordPress

Instalar o WordPress é tão simples. Vamos imaginar que você escolher a Hostinger, e vamos instalar o WordPress usando nosso painle de controle, ok? Vamos lá.

Instalar WordPress pelo Autoinstalador

  1. Faça o login em sua conta de hospedagem.
  2. Na seção autoinstalador, pesquise por WordPress.
  3. Clique para instalar.
  4. Selecione o domínio onde a aplicação será instalada, então clique em próximo para definir outras configurações, como: nome de usuário, senha, email, idioma e título do site. Para concluir é só clicar em Instalar.

 

 

Como Criar Um Site – Guia Completo
Não perca as novidades
AVALIE
5/5
Ferramentas para marketing digital
Empreendimento e Sucesso
Negócio On line – Aprenda a Criar seu Negócio On line como Emprededor Digial
Redes Sociais
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Pinterest
Pinterest
fb-share-icon
Precisa de Ajuda?