Ferramentas para marketing digital

Empreendimento e Sucesso

Empreendedor Walter

Públicoalvo, ou mercado-alvo, é um grupo de pessoas ou organizações que têm um mesmo perfil ou, ao menos, um perfil semelhante como consumidores.

Como o próprio nome diz, trata-se do grupo de pessoas que você precisa “atingir” dentro do nicho de mercado que escolheu para trabalhar.

A palavra “alvo” significa que todo seu esforço de marketing, design, conteúdo precisará ser “mirado” para atender esse grupo específico de pessoas.

Em primeira instância, podemos pensar que o estudo de público não é um trabalho para o afiliado, apenas para o produtor, porém quanto mais conhecer o público do produto que está promovendo mais vendas conseguirá.

Se você está fazendo um curso de marketing digital já deve ter aprendido sobre avatar, buyer persona e público alvo, que são termos que designam nada mais, nas menos que as pessoas que podem vir a comprar o que está oferecendo.

Qual a importância do estudo de público para seu negócio

Vamos imaginar que você venda bolos e doces e não fez um estudo de público.

Seu produto é muito bom, os parentes e amigos elogiam bastante e com isso você acaba fazendo um estoque muito grande, contando vender bastante.

Investe um valor até razoável em panfletos para distribuir por todas as casas próximas do seu endereço e também fala para todo mundo no seu face que está fazendo esses produtos.

Você espera, espera, e as vendas ficam muito aquém do que desejaria, perdendo estoque e ficando sem dinheiro para investir em um novo plano de marketing.

Por que isso aconteceu? Afinal de contas todo mundo gosta de um docinho e um bolo de chocolate não é mesmo?

O que aconteceu é que você não tentou saber se o seu público estava mesmo nos locais onde anunciou, você não se ligou que a maioria das pessoas da sua rua e adjacências são mais idosas e têm problemas de diabetes.

Seu perfil no face não tem um alcance muito bom, e as pessoas que você conseguiu atingir nem moram na mesma cidade, então não tem como comprar seus produtos.

Percebe como estudar o público alvo é importantíssimo?

O certo nesse caso da produção de doces seria ANTES de produzir um estoque enorme, averiguar através de pesquisas se perto de você as pessoas gostam mesmo desses produtos.

Nas suas redes sociais anunciar tentando segmentar o público ao máximo para não perder dinheiro com impressões que não poderiam gerar vendas.

Agora eu pergunto:

Imagine que você resolve se afiliar a um produto que todos dizem que está vendendo muito, mas no fundo nem sabe direito para que serve?

Isso acontece mais do que se imagina, pessoas se afiliando a produtos apenas porque estão vendendo bastante, mas não se dão ao trabalho de estudar o público-alvo.

Como produtor eu costumo sempre passar para meus afiliados qual é o público dos produtos que eu lanço, mas nem todo produtor faz isso.

Então, se você quer vender bastante os produtos aos quais se afilia precisa fazer esse estudo o mais apuradamente possível.

Veja os benefícios de fazer um estudo de público-alvo completo:

Conhecer os problemas da audiência

A primeira coisa que todo afiliado, dono de negócio, produtor de infoprodutos, dono de e-commerce precisa saber é o tamanho da dor/problema que seu público tem.

Sabe por que isso é importante?

Porque quanto maior o problema, mais as pessoas estarão dispostas a pagar para resolvê-lo.

Isso é bem simples e você pode ver seu próprio comportamento com produtos e serviços.

Já percebeu que você só gasta com alguma coisa quando tem certeza que essa coisa vai resolver algum problema que está incomodando muito?

Por exemplo: Quando seu encanamento estoura e você não sabe consertar, mas sabe que se deixar sem arrumar pagará uma conta de água enorme. Acaba procurando e pagando um encanador rapidamente não é mesmo?

Assim é com todas as pessoas. Quanto mais o calo aperta, mais elas colocam a mão no bolso para encontrar sapatos confortáveis.

Então, se você conhecer BEM a dor do seu público, poderá explorar isso com conteúdo, com headlines persuasivas e fazer elas enxergarem sua oferta como a salvação que estavam procurando.

Analisar melhor os produtos

Quando a dor de um público-alvo é muito grande é preciso saber encontrar os produtos certos para ajudar essas pessoas.

Sem ter noção de quem é o público não tem como você saber se aquele determinado produto realmente serve ou não.

Um dos grandes motivos que fazem as pessoas não realizarem vendas é justamente trabalhar com produtos que não atendem mesmo as necessidades do público.

Oferecendo apenas coisas que ajudarão mesmo as pessoas, não só fará muitas vendas como poderá até começar a vender por indicação de outros compradores.

Gastar menos com anúncios

Quem trabalha com tráfego pago precisa ir direto ao ponto na hora de anunciar para não perder dinheiro.

Conhecendo bem o público-alvo do nicho de mercado que está trabalhando, saberá fazer headlines persuasivas, que realmente mexerão com a cabeça das pessoas.

Além disso, todo mundo sabe que o segredo de convertem muito com anúncios é fazer uma segmentação de público perfeita, isso só é possível quando se conhece mesmo a audiência a que está se dirigindo.

O que é público-alvo e porque você precisa conhecer bem o seu!
Não perca as novidades
AVALIE
5/5
Ferramentas para marketing digital
Empreendimento e Sucesso
Negócio On line – Aprenda a Criar seu Negócio On line como Emprededor Digial
Redes Sociais
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Pinterest
Pinterest
fb-share-icon
Precisa de Ajuda?