O que é um CTA? 100 % Ativo

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Walter
em 29 de julho de 2021

download 18 7

Todos os tipos de sinalizações “CTA” que vemos por aí possuem um único objetivo: instruir e indicar caminhos. Isto é a função de um CTA! De modo a promover suas ofertas, esta estratégia do marketing digital, vem ajudando empresas a converterem novos clientes.

O que é um CTA?

O “call-to-action”, ou abreviadamente “CTA”, significa em português “chamada para ação”, e nada mais é do que mostrar para um indivíduo o que e qual atitude ele deve tomar em relação a determinada circunstância.

Todo esse esforço faz parte da jornada de compra do cliente onde o intuito será levá-lo para o próximo passo.

Exemplos CTA

Em todas as situações que estamos expostos, existe uma chamada para ação, para que possamos tomar ou não uma atitude.

Físico: As chamadas em anúncios ou placas nas ruas tais como:

• “Sorria você está sendo filmado!”
• Placa de permitido ou proibido estacionar
• Indicativo de ofertas e promoções

E por aí vai…

Digital: Existem muitos tipos de sinalizações  e chamadas para determinadas ações, como convidar o leitor a assinar uma newsletter, pedir orçamentos, preencher formulários, acessar links, fazer downloads.

Confira outros exemplos digitais de call-to-action:

• Links nos textos
• Barras laterais de sites e blogs
• Imagens convidando para um evento

Como utilizar o método CTA?

Vamos dar algumas dicas de como aplicar este método e manter um feedback relevante com seus clientes. Lembre-se que seu papel é mostrar o próximo passo que sua empresa deve indicar para seus clientes.

Existem alguns fatores que devem ser levados em conta:

1. As Personas:

Saiba quem é seu público alvo e tente pensar quais seriam os seus maiores problemas e encontre soluções que possam ser satisfatórias. Adeque o conteúdo a persona, sempre!

2. Estágio de ofertas :

O CTA aplicado deve ter concordância com o tipo de oferta que está sendo proposta. Não ofereça uma “resposta”  que não se encaixe  com a “questão”.

3. Contexto do CTA:

Se sua empresa vende meias, não ofereça um CTA para que ela compre bananas. O contexto e concordância, como dito no tópico anterior, deve atender a necessidade e dar respostas ao cliente, de modo que não o deixe confuso e deixe de ler seu conteúdo.

4. Use botões:

Qual o formato que meu CTA deve ter? Não faça apenas um simples texto o chamada de forma tradicional, mas inove de formas variadas, como por exemplo, botões.

Os botões podem facilitar o CTA entre você e seu cliente, fazendo com que ele seja direcionado a outra página de seu site ou outros links variados, fazer um download, e etc. O caminho da comunicação deve ser sempre simplificado e eficiente para o cliente.

5. Use imagens:

Assim como os botões, utilize também imagens, uma vez que elas podem chamar a atenção de seu cliente mais facilmente, o que pode tornar uma interação ainda maior com o seu conteúdo.

6. Seja objetivo:

Quanto mais objetivo e específico seu texto for, maior será a ligação entre ele e a persona. Não “enrole”, pois isto poderá dificultar a comunicação entre empresa e cliente.

7. Chame a atenção de várias formas:

Além do que já falamos acima, utilize outras ferramentas, como números, setas, cores vibrantes e chamativas. Ou seja, utilize a maior quantidade de recursos possíveis, para que o cliente não seja apenas tentado a “clicar”, mas que ele realmente seja direcionado a realmente tomar uma ação.

Quando utilizar o CTA?

A partir do momento em que sua empresa já tenha um excelente conteúdo e já esteja pronta para atrair seus clientes. Ou seja, quando você tiver uma oferta como um ebook interessante, por exemplo, falando sobre o assunto que sua empresa domina e que ofereça o serviço.

Nessa hora deverá agir e colocar em prática tudo o que sabe para instruir e apresentar soluções para os problemas do cliente.

Onde aplicar este método?

Não apenas no site de sua empresa, mas também nos blogs, redes sociais, e-mails e qualquer outro canal que torne possível um relacionamento entre sua empresa e o cliente. Influencie das mais variadas formas.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!