1 – O que é hashtag?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Walter
em 29 de julho de 2021

download 18 6

O que é hashtag

Cada vez mais novas estratégias  tecnológicas são criadas para nos beneficiar. A famosa #hashtag chegou para dar uma forcinha no compartilhamento de conteúdos e alcançar novos públicos que possuem o interesse em determinados assuntos.

E como isso pode ser um grande benefício para a sua empresa? Confira nossas dicas e comece a utilizar da hashtag para visualizar os resultados. Nesse artigo vamos lhe mostrar o que é e quais são os benefícios dessa ferramenta.

O QUE É UMA HASHTAG?

Atualmente, tudo o que acontece vai parar na internet, seja em sites, blogs e principalmente nas redes sociais, que é onde as hashtags ficaram mais conhecidas e passaram a ser utilizadas pelo público.

A hashtag nada mais é do que uma palavra-chave antecedida por um “jogo da velha” ou cerquilha (#). Elas são usadas para identificar o tema que tem relação com a postagem que está sendo feita.

Se você postar uma selfie (foto tirada de si mesmo, por você!) na praia, você pode utilizar as seguintes: #praia, #sol, #bronzeado, #mar, etc, ou seja, você pode escrever várias hashtags que tenha relação com o tema de sua foto ou texto, por exemplo.

Esta “febre” começou com a rede social Twitter, com o intuito de categorizar de formas simples os conteúdos buscados pelos usuários fazendo com que a cada postagem fosse utilizada desta prática para que outros pudessem ter conhecimento sobre o tema abordado através da identificação inserida na #.

Com uma repercussão  tão grande, utilizar da cerquilha logo tomou conta de todas as redes sociais e a web de forma geral. 

Como utilizar uma hashtag(#)?

Cada # utilizada se transforma em um hiperlink, que automaticamente direciona sua pesquisa para as pessoas que utilizaram a mesma hashtag que a sua, cada uma com um tipo de tema específico. Essa ferramenta possibilita que pessoas com gostos parecidos com o seu se encontrem nesse vasto mundo da web.

Para usar é bem fácil: Basta utilizar a cerquilha (#) e a palavra-chave em seguida (Ex:#lynxcomunicacao). Pronto! Agora as pessoas que compartilharam a hashtag igual a sua podem encontrar seu conteúdo facilmente.

Acompanhe agora algumas dicas de como não utilizar as hashtags:

• Não use palavras/frase grandes:

Evite utilizar palavras e frases muito grandes, pois isso pode causar certa restrição e torná-la praticamente impossível de ser encontrada por outras pessoas por ser muito “incomum”. Quanto menor as palavras e frases, mais facilmente seu conteúdo será encontrado.

• Não use # para cada palavra de uma frase:

Utilizando esta prático, haverá conflitos de pesquisa, ou seja, sua postagem aparecerá em grupos de pesquisas diversos e não necessariamente no grupo  que realmente tenha a ver como o tema de sua postagem.

• Não use as que não tenham a ver com o seu tema:

Se você utilizar uma # com uma palavra que não tenha nada a ver com a sua postagem, provavelmente os grupos de pesquisa relacionados ao seu tema jamais encontrarão a sua postagem. Elas devem ter coerência e adequação ao conteúdo, assim como um texto que tem começo, meio e fim, devem ser suas postagens e hashtags, ambas em sintonia e conjunto.

• Não use com palavras erradas:

Essa dica parece ser irrelevante, mas erros de ortografia são bem mais comuns do que imaginamos, ainda mais nas redes sociais onde as pessoas não dão muita atenção ao que está sendo escrito; portanto, ao utiliza-las certifique-se se a palavra utilizada está escrita corretamente, para não correr o risco de ter sua postagem “abandonada” pelo público. Não se esqueça o termo utilizado após uma # é a palavra-chave para sua publicação ser encontrada.

Quem pode se beneficiar das hastags?

A resposta é: Todos! Principalmente se você tem um negócio. A melhor forma de divulgar seu produto ou marca é nas redes sociais, e utilizando hashtags as chances de tornar seu conteúdo e postagens mais acessíveis é muito maior. Então não perca tempo e utilize agora! #BoraVender #RumoAoSucesso.

Quando posso usar hashtags?

A qualquer hora. Desde que suas postagens não se tornem cansativas e por conter excessos das cerquinhas (#), pois isso poderá tornar seu conteúdo enfadonho.

Quais redes sociais posso utilizá-las?

Elas são utilizadas em todas as redes sociais, porém cada uma possui um macete e uma forma de busca. Por exemplo, no Instagram, se você quer mostrar que sua foto ficou bacana, utilize a hashtag “#instagood”, ou seja, ela foi criada especificamente para o Instagram e isso não teria sentido nenhum se ela fosse utilizada no Facebook, por exemplo. 

Quanto devo investir para utilizar deste recurso?

A resposta é: Depende. Para a utilização de hashtags não é necessário investimento financeiro, mas sim de tempo. O investimento aqui seria para o patrocínio e impulso de suas publicações, o que nada tem a ver com o uso das hashtags, que é livre.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!