Ferramentas para marketing digital

Empreendimento e Sucesso

Empreendedor Walter

co-marketing

 

 

Em tempos de crise, a verba encurta mas não devemos de deixar de divulgar nossos negócios para que a situação não se complique mais ainda. Desta forma surgiu o co-marketing como uma ferramenta unindo a cooperação ou parceria com marcas relacionadas para impulsionar suas divulgações.

O que é co-marketing?

Embora com um nome diferente essa é uma estratégia antiga, onde diversas empresas firmavam parcerias com o intuito de desenvolver resultados que sozinhas não seriam capazes de alcançar.

No mundo digital essa estratégia vem ganhando cada vez mais corpo e beneficiando diversas empresas. Basicamente é a união de empresas que possuem o mesmo público-alvo e buscam uma forma de ter maior alcance produzindo em conjunto e-books, infográficos, podcasts, whitepapers, newsletters e etc.

E por que fazer desta estratégia uma prática?

Existem milhares empresas no mercado que atuam da mesma forma que você, mas você tem duas opções, enxergar estes como concorrentes seja por venda do mesmo produto ou um serviço complementar, ou então pensar que existem um vasto mercado que há clientes para todo mundo e encará-los como possíveis parceiros.

A escolha é sua, mas se quer alcançar mais pessoas porque não pensar na segunda opção e produzir um material bacana conquista uma maior visibilidade e reconhecimento da sua marca? Pense nisso!

Vantagens

  • Criar autoridadeGrandes comerciais, escalam artistas ou influenciadores que de alguma forma são os “queridinhos” do momento para agregar valor a sua marca. Por exemplo Vivo com Ivete Sangalo e youtubers como Bianca Andrade, Cellbit e Japa, que trouxeram grande notoriedade para ambos os lados que possuem muitos fãs.
  • Alcançar uma audiência maiorExiste uma vasta população e não são todas as pessoas que conhecem a sua empresa, produto ou ramo de atuação, mas com uma mãozinha extra tudo pode mudar e você poderá angariar mais fãs.
  • Tornar-se inovadorÉ uma forma de mostrar para o seu público que você pode se reinventar frequentemente e oferecer o melhor para que ele também obtenha os melhores resultados e crie mais confiança ainda na sua empresa e no seu trabalho.
  • RentabilidadeUma forma de economizar tempo e dinheiro é unindo esforços para produzir um material digital interessante e relevante para seus potenciais clientes.
  • LucratividadeAlém de gerar boas relações com outras empresas, esta será uma forma de aumentar seus lucros, já que você estará entregando ofertas interessantes e aparecendo para mais pessoas, sua base de leads será ampliada e novos negócios podem ser fechados.

Como fazer co-marketing?

Pense nas possibilidades que podem se tornar interessantes ao seu cliente potencial. Portanto se você não sabe quem é o seu alvo, pare tudo e estude bem o seu público, suas necessidades e objetivos e depois pense em estratégias para encorajá-lo a conhecer o seu negócio.

Confira algumas dicas de como adotar esta prática:

  1. Agregue outras empresas que possam complementar o seu negócio, não um concorrente direto.
  2. Verifique se este parceiro possui audiência, produz conteúdos relevantes e se é conhecido ou referência no mercado.
  3. Planeje minuciosamente esta parceria, pense no tema, divida tarefas e pense nas formas de execução.
  4. Crie uma oferta atraente para este parceiro. Busque benefícios bilaterais para que não hajam frustrações e essa parceria seja um sucesso.
  5. Coloque a mão na massa e analise se todo o processo ocorreu como o planejado.
  6. Monitore os resultados para verificar a eficácia desta parceria.

O que produzir?

Se você é uma nutricionista porque não se aliar com uma empresa de alimentos fit ou mesmo uma casa de produtos naturais e criar um material sobre: “Como enriquecer sua alimentação e ter mais disposição!” ou um livro de receitas utilizando produtos que são fontes de fibra para emagrecimento, por exemplo?

Sim, você já viu que existem muitas vantagens e como proceder para realizar essa estratégia, agora saiba em quais formatos você pode produzir a sua oferta de co-marketing.

  • Artigos para blog
  • E-books ou ferramentas úteis (planilhas, templates, etc)
  • Vídeos ou seminários
  • Eventos

E distribuir este conteúdo por:

O que é co-marketing?
Não perca as novidades
AVALIE
5/5
Ferramentas para marketing digital
Empreendimento e Sucesso
Negócio On line – Aprenda a Criar seu Negócio On line como Emprededor Digial
Redes Sociais
plugins premium WordPress
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Pinterest
Pinterest
fb-share-icon
Precisa de Ajuda?