Google Analytics como usar ?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Walter
em 22 de julho de 2021

vector white geometric background 457x400 1

Todo bom empreendedor sabe como é importante estar sempre analisando os resultados de suas estratégias de marketing com o objetivo de saber se as mesmas estão realmente proporcionando bons resultados ao seu negócio. Se você ainda não se convenceu que é necessário usar uma ferramenta de análise, leia esse post até o final e descubra porque usar Google Analytics em seu negócio.

Para quem optou inteligentemente por fazer marketing online para sua empresa, a dica é tomar bastante cuidado com seu site ou blog. Muitos empreendedores gastam muito dinheiro em determinadas estratégias e no final não obtém os resultados desejados.

Se isso está acontecendo com você, saiba que o principal motivo disso está ocorrendo é as estratégias escolhidas não são as melhores para seu tipo de negócio.

O único jeito de resolver esse problema é ajustar o marketing usado na para sua empresa de acordo com suas necessidades. Para isso é necessária uma análise detalhada dos resultados finais de suas campanhas e é aí que entra o Google Analytics.

Porque usar Google Analytics em seu negócio?

Análise de resultados: Sabendo a importância que tem os sites para divulgação de empresas, percebe-se que o mesmo deve ser monitorado constantemente. Esse talvez seja o principal motivo que leva os empreendedores a usar Google Analytics em seu negócio.

Segmentação de tráfego: Quem configura uma campanha de marketing sólida, sem dúvida, terá tráfegos originários de todos os locais. É bom saber que, infelizmente, não é toda forma de monetização que beneficia por si só os tráfegos.

Por esse motivo a segmentação é tão importante. Segmentar suas campanhas proporcionará uma melhor redistribuição do seu orçamento investido em marketing, evitando assim, altas taxas de rejeição.

Além disso, caso você queira criar uma relação mais próxima com seus clientes personalizando sua abordagem com intuito de atendê-los melhor, é imprescindível ter o maior número de informações possível sobre eles.

Você sabe de onde vêm essas informações? As ferramentas de análises te responderão essa pergunta. Esse é mais um bom motivo para usar Google Analytics em seu negócio.

Otimização de conteúdos: Se você não possui tanta experiência em marketing de conteúdo, já sabe o quanto é difícil tomar determinadas decisões e avaliar de forma adequada todo o material que está sendo compartilhado.

É interessante observar de que forma os leitores estão reagindo aos seus posts, isso permitirá que você crie uma experiência mais direcionada para cada usuário.

De acordo com pesquisas realizadas esse ano, 60% dos usuários consideraram relevantes os conteúdos baseados em análise e bem direcionados. Não há melhor forma de direcionar suas campanhas do que a prática de usar Google Analytics em seu negócio.

Informações demográficas: Usar Google Analytics em seu negócio permite que você colete informações valiosas sobre os visitantes do seu site como, por exemplo, faixa etária, localização, sexo, interesse, uso de dispositivos móveis etc.

Munido dessas informações ficará mais fácil de criar campanhas de marketing eventos mais eficazes e direcionadas para o público certo.

Perceba que quando as campanhas são mal direcionadas a interação do público não é satisfatória, o maior problema disso tudo é que seus investimentos foram desperdiçados.

Empresas que arriscam podem sofrer algum prejuízo às vezes, mas jogar dinheiro fora com marketing inapropriado é algo inadmissível.

Estabelecimento de metas: Qualquer empreendedor sabe que o ponto inicial para que o marketing dê certo é a definição de metas. Não dá para trabalhar sem estratégias definidas, pois seu negócio não pode depender do acaso.

Com o Google Analytics você pode definir metas para o que quiser, incluindo registro, vendas, tráfego, conversões de anúncios bem-sucedidos etc. A partir do momento que você descobre que alguma meta não foi alcançada, é só analisar para saber qual foi a falha de marketing.

Visualização de funil: essa é uma ferramenta oferecida que faz qualquer pessoa começar usar Google Analytics em seu negócio. Quando seu negócio não está obtendo conversão, a ferramenta mostra onde elas estão parando. Se na depois de levar os produtos para o carrinho, se na hora de pagar etc.

A partir daí será possível desenvolver uma estratégia de marketing direcionada a fim de resolver o problema. Entre as estratégias pode se utilizado o e-mail marketing para tentar fazer com que o cliente volte.

Acredito que com apenas essas dicas você tenha entendido porque usar Google Analytics em seu negócio é tão necessário. Faça agora mesmo um teste. Caso ainda não se sinta seguro para começar uma boa dica é passar a fazer parte do Clube do Marketing Digital. Lá você terá acesso a tudo sobre o assunto de forma simples e detalhada.

ddd

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!