O WhatsApp é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação, que pode ser usada para aumentar as suas vendas e automatizar o atendimento para um bom relacionamento com seu cliente.
Para que você aproveite todo o potencial desse aplicativo, preparamos este post com 12 dicas de como usar o WhatsApp e ter sucesso.
Acompanhe!
Sumario
1.Use o WhatsApp Business
A primeira dica para vender mais é usar o WhatsApp Business, que é um conta comercial lançado para a atividade de atendimento ao consumidor, ou seja, para fins corporativos.
O aplicativo possui diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas, como a possibilidade de verificar as métricas e fornecer dados importantes, como a quantidade de mensagens que foram enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário.
Outros recursos exclusivos desta versão incluem:
- Respostas rápidas: para que possa criar atalhos com mensagens completas;
- Perfil comercial: permitindo que clientes identifiquem sua marca, website e outros dados através do app;
- Mensagens automáticas: para que possa criar mensagens de boas vindas ou informando que está ausente e indisponível para atender;
- Etiquetas: para que possa marcar contatos e encontrá-los com facilidade.
2.Use listas de transmissão ao invés de grupos
Nunca crie um grupo para todos os clientes, ou seja, não é uma boa estratégia. Podemos até dizer que é um erro!
Por exemplo, grupos de clientes abrem a oportunidade para que consumidores façam de suas reclamações algo público a outros clientes de seu negócio – ao invés de tratá-los individualmente, de forma particular, o que não deixa a imagem da sua marca muito boa no mercado.
A dica aqui é usar listas de transmissão. Assim, você pode selecionar todos os contatos que deseja colocar nela e enviar uma mensagem simultaneamente para quantos contatos quiser, mas eles a receberão em sua conversa particular.
3.Use os Status do WhatsApp com frequência
O WhatsApp agora também conta com o recurso status, que é semelhante aos stories das redes sociais, para publicações instantâneas com duração limitada.
Você pode aproveitar o espaço para publicar ofertas e promoções, sendo uma ótima forma de compartilhar anúncios sem ser invasivo, como em mensagens diretas, por exemplo.
4.Comece a utilizar a função catálogo
A função catálogo é uma novidade no WhatsApp Business, que permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor, o que torna o processo de venda mais rápido, fácil e dinâmico para os clientes.
Para isso, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.
5.Crie um cronograma de mensagens
Como em qualquer negócio, ao vender pelo WhatsApp, você terá potenciais clientes nos mais variados estágios do funil de vendas, uns estão conhecendo sua marca agora e outros já estão prontos para uma abordagem específica para a compra.
Portanto, tenha um cronograma de mensagens para prever quando e como abordar o cliente conforme ele ingressa e avança pelo seu funil. Isso aumenta as suas chances de vendas!
6.Peça a autorização dos seus clientes
Antes de enviar promoções e divulgar o seu negócio no WhatsApp, peça autorização dos usuários. Caso contrário, as pessoas que não aceitaram previamente receber esse tipo de mensagem podem fazer denúncias e até compartilhar nas redes sociais, o que mancharia a reputação da sua marca.
7.Dedique tempo para o atendimento
Nada pior que querer adquirir um produto ou serviço e sentir que não está tendo a devida atenção, não é mesmo? A maioria das pessoas desiste da compra no mesmo instante e vai comprar da concorrência!
Sendo assim, separe alguém da equipe para ficar responsável pela ferramenta, garantindo um atendimento exclusivo e respondendo os clientes o mais rápido possível.
8.Utilize o WhatsApp Web
Por melhor que seja a sua habilidade de digitar no celular, não há por que dispensar uma facilidade como o WhatsApp Web.
É um serviço que possibilita abrir e gerenciar o aplicativo por uma janela em seu navegador na internet, pelo computador. Ou seja, é muito mais simples e prático para conversar com os clientes, enviar e receber arquivos, sem precisar ficar com o smartphone na mão.
9.Ofereça conteúdo
Você não deve usar o WhatsApp apenas para divulgar os produtos e serviços da sua empresa. É necessário também investir em conteúdo relevante e de qualidade para atrair e engajar a sua audiência.
Utilizar o marketing de conteúdo é uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.
Essa estratégia é feita através de uma aproximação natural com seu cliente, para que ele se sinta seguro e confiante na aquisição dos seus produtos ou serviços.
Se você tem uma loja de maquiagem, por exemplo, pode apresentar aos seus contatos dicas e tendências de maquiagem, como conservar seus produtos por mais tempo, entre outras questões.
O material poderá ser enviado em diversas mídias: foto, vídeo, infográfico e até áudios.
10.Faça pesquisas de satisfação
É de extrema importância realizar pesquisas de satisfação durante um atendimento no WhatsApp, você pode até usar o Google Forms para enviar as pesquisas através de listas de transmissão.
Assim, é possível entender seu desempenho, medir índices de satisfação e identificar pontos fortes e fracos para que possa continuamente melhorar seus serviços e garantir um melhor atendimento.
11.Organize seus contatos
Você precisa ter um método de organização dos seus contatos para não ficar um tempão procurando dentro de uma lista extensa de clientes.
Portanto, utilize o recurso de etiqueta da versão comercial para organizar seus clientes de acordo com sua jornada de compra. Isso ajuda a agrupar, por exemplo, aqueles para os quais você vende mais seguidamente.
12.Divulgue o seu contato
Não basta vender para a sua lista de contatos no WhatsApp, é necessário criar uma estratégia para alcançar novos clientes para sua rede.
Para isso, use as mídias sociais, como Instagram e Facebook, para apresentar e divulgar seus produtos e serviços. Além disso, são nesses espaços que você pode criar um relacionamento de confiança com os usuários através de publicações, novidades e interações com a audiência.